Visualizações

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O tribunal de Nuremberg: Uma amarga lembrança dos crimes abomináveis à justiça


PRISCILA RODRIGUES LOURENÇO
   MIRIÃ CARMEM  [1]

(Profª.orientadora (Ms) Rosângela Paiva Spagnol)









         O presente artigo visa analisar o motivo pelo qual se criou o Tribunal de Nuremberg, no decorrer do mesmo  analisaremos que tal criação  se deu pelas barbaries praticadas contra o povo judeu. Sendo a sentença proferida por  esse tribunal  de suma importância para  a humanidade, afinal pode-se assim punir todos aqueles que durante o período de guerra  feriu a dignidade de outrem.
Houve um  tempo em que o simples fato de ser judeu custava-lhe  a vida, onde os denominados   Homens de Hittler eram orientados  a promover o assassinato em massa. Um episódio que ficou marcado na história da humanidade foi a “Noite de Cristal” , em novembro de 1938 onde 26 judeus  foram mortos na Alemanha, em um massacre horripilante.
Após esse terrível crime os Britânicos, Franceses, Americanos e Soviéticos se encontraram em Londres e assinaram um acordo que deu origem ao Tribunal de Nuremberg, oficialmente o Tribunal Militar Internacional (conhecido também por Tribunal de exceção, porque não respeitava os Direitos garantistas), a acertaram como seriam as regras desse julgamento. Isso se deu através da Carta de Londres, que definiu quais crimes seriam julgados  ( como: assassinato, exterminação, escravização, deportação, e outros atos subumanos cometidos contra alguma população de civis antes ou durante a guerra, ou perseguição política, racial, ou religiosa a grupos em execução ou em conexão com alguns crimes da jurisdição do Tribunal Militar Internacional com ou sem violação da lei doméstica do país onde perpetrarem).[2]
 Nesse julgamento 22 pessoas foram indiciadas a responder pelos conhecidos crimes de guerra, nos quais 20 eram médicos (por ter feito procedimentos brutais e experimentais), pois planejavam programas a favor da eutanásia, havia ainda o planejamento da morte daqueles que eram considerados improdutivos para a vida , dentre eles os  doentes mentais e com deficiências físicas. Para que pudessem realizar seus experimentos da medicina pseudocientífica, os médicos utilizavam-se de centenas de pessoas, dentre elas os prisioneiros, dos campos de concentração, tal fato ocorria sempre sem o consentimento das pessoas envolvidas e que em sua maioria morria ou gerava alguma deficiência. 

 Observa-se que o momento mais marcante de todo o julgamento é aquele em que é exibido um filme que relata todo o sofrimento vivido pelas pessoas que eram tidas como prisioneiras dos nazistas e que eram mantidas nos campos de concentração. O sofrimento e a barbárie exibida é de impressionar todos os presentes; imagens fortíssimas de pessoas vivendo em condições subumana, sem  nenhum recurso se quer ; inexistindo então, durante todo aquele período respeito às pessoas que ali se refugiavam e pensar que todos estavam a espera para serem assassinados em grandes fornos ou em câmaras que emitiam gases que seriam  fatais ou até mesmo para serem enterrados ainda com vida.   
E as indagações que pairam constantemente sob nós são: onde estaria a dignidade dessas pessoas? Pois bem respeito à dignidade dessas pessoas se perdeu, no momento em que os nazistas os fizeram de refém para mostrar o domínio que exercia sobre eles.  Porque será que foram submetidas a tanto sofrimento? Ser judeu, o simples fato de se opor aos ideais nazistas  não custou-lhes apenas a vida, mas sim uma vida ridicularizada exposta de tal forma que nem se houvessem cometido a pior das atrocidades pagariam desta forma. E o que levou os nazistas a cometer crimes tão abomináveis ?  O desejo de provarem sua superioridade perante o resto do povo, porém  nada se justifica.
A criação do tribunal de Nuremberg veio a essa finalidade fazer com que todos aqueles que de alguma maneira esteve envolvido, respondesse por tudo que fez o judeus sofrerem, buscando-se uma clara alusão de justiça muito além do Direito, para que a mesma prevalecesse no mais importante julgamento da história e que se mantenha  vivo na memória da humanidade e trazer para a realidade atual á  importância em relevar os direitos humanos, para que jamais na história da humanidade esse episódio se repita.  
Liberdade, é nela que se concentra a noção do principio da dignidade da pessoa humana garantindo a elas  seus direitos individuais e sociais, assim sendo entende-se que a liberdade é o principio supremo de todas as leis. e quando isto for realidade, então o  tribunal de Nuremberg   se resumirá  em apenas uma amarga lembrança dos crimes abomináveis à justiça

“Liberdade, Esta palavra  que o sonho humano alimenta
E não há ninguém que a explique E ninguém que não entenda.”[3]




Bibliografia:
http://www.periodicoedireito.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=28  em 30.10.2010 ás 22h 05.

ALMEIDA JUNIOR, Jesualdo Eduardo.Artigo publicado na Revista Magister de Direito Civil e Processual Civil n° 23 – Março/Abril de 2008.

 REZEK, José Francisco. Direito internacional público: curso elementar. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.



[1] Ambas são graduandas do 3º período do curso de Direito da Faculdade Barretos, exercício 2011.

[2] Home page da INTERNET
[3] Cecília Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário