Visualizações

sábado, 4 de junho de 2011

ÉTICA

                             Jéssica Aline Florêncio da Silva
                                                                                              Joyce katleen Rodrigues



                              



Neste presente trabalho, será apresentado um pouco sobre a Ética, envolto este que se faz presente no nosso dia-a-dia.
Salienta Adolfo  S. Vazquez:

              “ética” vem do grego  ethos, que siginifica analogamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem”

              “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma especifica de comportamento humano”

Conforme Eduardo C. B. Bittar:

              “É como um saber que se verte e se direiciona para o comportamento que se deve definir e divisar conceitualmente o que seja a ética”

Esta ciência procura sempre a generalização e ela não é nada mais do que a reflexão do comportamento humano, da conduta humana. Sem o calor das ações humanas, das relações humanas, das decisões morais, da vida em sociedade, das agitações, a ética estaria afastada da sua matéria prima, esta que precisa para fazer a reflexão. A ética precisa da movimentação de energias, estas se fazem quando se pode observar o comportamento humano; conjunto de intenções e obtenção de determinados efeitos.

A ética é uma ciência muito complexa, muito difícil de se estudar e de se entender, ela se encontra em várias atitudes, não apenas em um. Muito se confunde a ética com a moral, a moral não é uma ciência, embora não sejam a mesma coisa, a moral e a ética tem algo em comum que é o ordenamento do comportamento social. A ética é a reflexão do comportamento humano, a moral é o próprio comportamento social.

A ética demanda do agente a conduta livre e autônoma, ou seja, que o ato parta da livre consciência do agente; conduta dirigida pela convicção: ideologias; e conduta insuscetível de coerção: a falta de sanção mais grave.

Com o saber filosófico da ética temos a divisão dela, a ética normativa e a metaética. A normativa estuda as normas sociais e a metaética estuda e avalia a ética normativa. Na normativa encontramos as teleológicas e as deontológicas.

“ética normativa abre espaço para discussão das diversas correntes de pensamento acerca da ética e, nesse sentido, é o que permite o estudo histórico-filosófico da ética (ética socrática, ética platônica...).

Temos também  a ética geral e a aplicada,  a geral se faz pela abrangência dos interesses sociais, a aplicada deter-se-ia no campo do estudo qualificado de questões ético-sociais. Na ética aplicada temos a ética ecológica, a ética profissional, a ética familiar, a ética empresarial, etc.

A ética se faz presente, ou pelo menos deveria se fazer em todas as relações, inclusive nas jurídicas, a ética não depende do tempo nem da época, ela precisa das realizações cotidianas, do agito e como já dito das relações humanas. Algo tão complicado de se substanciar e tão presente.

Alexandre Luna Freira, Juiz Federal, dispõem:

           “a responsabilidade social é um fio novo com que é tecida  sua roupagem. É a sua concepção atual. Não é um dever a reclamar ou ser imposta uma prestação moral. Nem uma obrigação a que o direito lhe assegure efeitos ou garantias.”

“Em resumo: a ação ética é responsabilidade. Ação singular é a honradez.”

Em cada época encontramos a ética, porém cada vez de um forma, isto é o resultado das mudanças sociais, assim surgindo sempre novas doutrinas éticas, com conformidade com as mudanças, e da vida moral.

Mas existem as doutrinas éticas fundamentais, a Ética Grega, onde nela percebemos os Sofistas, Sócrates, Platão, Aristóteles, Estóicos e os Epicuristas. A Ética Cristã Medieval: Ética Religiosa e Ética Cristã – Filosófica. A Ética Moderna: Ética Antropocêntrica no Mundo Moderno e Ética de Kant. Ética Contemporânea: De Kierkegaard ao Existencialismo, O Pragmatismo, Psicanálise e Ética, o Marxismo, Neopositivismo e Filosofia Analítica.

Em cada tempo observamos a ética com um “certo” conceito, todos valorados conforme a sua época e cultura, mesmo assim, até hoje temos como já dito, as doutrinas éticas que servem como uma base para a aplicação dela. Pode se observar a filosofia interligada com ela, pois como já dito antes, ela é uma reflexão, o questionamento da conduta humana, tão complexa e tão vivida pelo calor humano. E quando não respeitada, temos a conquista da responsabilidade, onde a justiça interliga o direito com a ética, abrangendo mais aos agentes desta e a população.

                      

Bibliografia Consultada:
BITTAR, Eduardo C. B. .Curso de Ética Jurídica ética geral e profissional, 2ª edição. São Paulo: Saraiva, 2004.
FREIRE, Alexandre Luna, Revista Jurídica Consulex - ano XIII – nº 290 – 15 de fevereiro de 2009.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 25ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
ALMEIDA, Guilherme Assis, Martha Ochsenhofer. Ética e Direito Uma Perspectiva Integrada. São Paulo: Atlas, 2002.
<!--[if !supportEndnotes]-->

<!--[endif]-->
<!--[if !supportFootnotes]-->[i]<!--[endif]--> A aluna autora é graduanda do 3º período do curso de Direito, ano 2011.
<!--[if !supportFootnotes]-->[ii]<!--[endif]-->  A aluna autora é graduanda do 3º período do curso de Direito, ano 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário